quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Culinária coreana - Kimchi


A culinária coreana ainda é muito pouco conhecida e apreciada em nosso país. Pena. Existem pratos maravilhosos como o Bulgogui, um churrasco feito na hora, na mesa do cliente, com um molho adocicado divino. O que se pode estranhar um pouco é a quantidade de pimenta que eles utilizam - até nas verduras e legumes. A primeira vez que eu comi comida coreana quase tive um troço. Achei que o molhinho vermelho que cobria as verduras e carnes empanadas era molho de tomate... Custou caro a ingenuidade mas aprendi uma lição valiosa: nunca peça refrigerantes ou água com gás, pois o gás reage com a pimenta e piora a situação.

Um tipo de alimento bem característico e fundamental da cozinha coreana é o Kimchi. Trata-se de verduras colocadas em conserva de sal, pimenta e condimentos., apreciada desde os tempos tribais na Coréia. Conservar alimentos sempre foi um desafio necessário em todas as civilizações e os coreanos desenvolveram vários tipos de conservas. Existem vários tipos de Kimchi, mas o mais comum é rechear folhas de acelga chinesa salgadas com uma pasta feita de pimentas vermelhas e outros ingredientes amassados. As receitas variam muito, de familia para família e de região para região da Coréia, embora a idéia básica seja a mesma.
O Kimchi é um dos alimentos tradicionais básicos da dieta coreana e é muito rico em vitamina C, sais minerais e fibras. Seu sabor forte vai muito bem acompanhado de arroz branco (claro, os orientais não comem arroz integral. Ou você não sabia disso?). A pimenta vermelha é excelente para a saúde, rica em vitamina C e que promove uma limpeza do sistema respiratório. É particularmente importante em latitudes frias como no Norte da Coréia.
Um pouco de pimenta é sempre muito bom e não mata ninguém. Você devia experimentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário