sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Acupuntura Auricular


É uma modalidade de terapia oriental que visa tratar os distúrbios e desequilíbrios de Chi (Ki), ou energia vital, em nosso corpo através da ativação de determinados pontos e áreas na região das orelhas. Estes desequilíbrios causam problemas físicos e emocionais, levando as pessoas a desenvolverem doenças.

Através de agulhas colocadas na orelha, atingem-se pontos reflexos de cada órgão e função, restabelecendo o equilíbrio energético, da mesma forma que a Acupuntura Sistêmica, de origem chinesa.

Esta terapia pode ser feita também com esferas ou sementes, quando é conhecida por Auriculoterapia ou Terapia Auricular.

Esta terapia foi reconhecida como válida pela OMS - Organização Mundial da Saúde em 1989

É eficaz no combate ao alcoolismo, tabagismo, rinites, asma e outros distúrbios respiratórios, torções e contrações musculares, problemas digestivos, circulatórios, urinários e para moderação do apetite e emagrecimento, entre muitos outros. O alívio que se consegue com esta terapia é muitas vezes imediato.

Utilizado pelos gregos e egípcios, a terapia auricular teve grande impulso com as pesquisas do médico francês Dr. Paul Nogier, que publicou um trabalho a respeito em 1957. Hoje as duas escolas principais desta técnica são a do Dr. Nogier, que busca reflexos nervosos, e a Chinesa, que utiliza os princípios da Medicina Chinesa.

Na terapia auricular, cada área da orelha corresponde a um determinado órgão ou função, de forma reflexa, de modo que um estímulo nesta região promova um estímulo no órgão correspondente e a conseqüente resposta energética. Com isso pode-se efetuar diagnósticos energéticos com grande precisão e fazer tratamentos completos.

A terapia auricular pode ser utilizada juntamente com o tratamento médico convencional, bem como fisioterapia. Ele não apenas não interfere, como na maioria das vezes auxilia estes tratamentos. E não possui efeitos colaterais.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário