domingo, 16 de fevereiro de 2014

A Swastika, o Budismo e o Nazismo

Mês passado houve uma grande polêmica em São Paulo quando um restaurante japonês uniformizou seus garçons com roupas em que constava uma águia com a cruz suástica. Sempre relembrando ao nazismo, muitos criticaram a postura do restaurante. Seus donos explicaram que se tratava de um símbolo budista e que os uniformes foram comprados já prontos.

A Cruz Gamada ou "Swastika" em sânscrito, é uma representação do bem há muitos milênios em diversos povos antigos. Ainda hoje hinduístas e budistas de várias ramificações e países utilizam a cruz gamada como representação do bem. Os nazistas se apoderaram do símbolo mas o giraram 45º, subvertendo sua simbologia original. 

No caso do restaurante, houve ingenuidade dos proprietários. Não há sentido em dizer que queriam propagar o nazismo, mas não souberam escolher adequadamente o uniforme. Pela foto vemos que a cruz gamada está girada em 45º e inserida em um círculo de louros seguro por uma águia com as asas abertas. Esse mesmo símbolo foi utilizado por oficias nazistas na 2ª Guerra Mundial. Então o uso do símbolo está inapelavelmente errado pois é claramente de inspiração nazista. Novamente reitero que acredito na ingenuidade dos proprietários, que queriam a cruz gamada budista.
Uniforme do restaurante

Insígnia nazista
 Esse tipo de equívoco é comum no Ocidente, inclusive com perseguições a símbolos budistas que nada tem a ver com o nazismo. A arte marcial Shorinji Kempo, de cunho budista, adota no Oriente a cruz gamada como seu logotipo, mas nas associações que existem no Ocidente este símbolo foi substituído por um ideograma para não haver interpretações equivocadas. 

Na matéria sobre este caso publicada no jornal Folha de S. Paulo, disponível aqui, um historiador afirma que a diferença reside em que a cruz gamada budista gira em um sentido e a nazista em outro. Isso não é verdade, pois embora os budistas utilizem o inverso do símbolo nazista, ambos os sentidos são utilizados na cultura oriental. O que difere realmente a cruz gamada budista da nazista é a inclinação em 45º. Nenhuma imagem oriental utiliza este símbolo desta maneira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário