quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Os Dois "Anos Novos" Chineses



O Ano Novo Chinês será no próximo dia 14 de fevereiro. É o início do ano lunar e suas comemorações duram 15 dias. É praticamente o único feriado do calendário chines. Nesta época as pessoas viajam milhares de quilômetros para estarem junto às suas famílias.
 
Existe uma certa confusão sobre isso pois os chineses utilizam dois calendários - lunar e solar. O ano novo solar foi em 4 de fevereiro passado (ele sempre cai no dia 3, 4 ou 5 de fevereiro). Para fins de Feng Shui e astrologia chinesa, é o ano novo solar que conta. Então, a partir disso, sabemos que já estamos sob influência do Tigre de Metal ou "Tigre Branco" (branco é a cor do elemento metal).
 
Mas tudo acaba se encaixando pois o ano novo solar consta também do calendário lunar como "Li Chun", quando se celebra o início da primavera no hemisfério norte. O Li Chun ocorre 49 dias depois do Solstício de Inverno (Dong Zhi), segundo os cálculos antigos.
 
O Ano Novo lunar chinês em que se realizam todas aquelas festividades é a comemoração "oficial" da entrada do ano.
 
Gong Xi Fa Cai para todos!
 
 
 
NOTA: No Brasil, a "comemoração" do ano novo oriental ocorreu em São Paulo em 6 de fevereiro, entre as duas datas. É algo como comemorar o Natal em 22 de dezembro ou o Ano Novo em 7 de janeiro. Com direito a uma ridícula apresentação da bateria da escola de samba Gaviões da Fiel, incluindo uma mulata rebolando. Muitos que foram ver uma festa oriental ficaram chocados, mesmo porque não se ouvia os tambores chineses debaixo da algazarra da escola de samba. Eu não vi, claro, porque levo cultura oriental a sério e não participo de bagunças deste tipo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário