terça-feira, 13 de abril de 2010

A espada das espadas: A Espada de Goujian


Este texto é para aqueles que insistem em afirmar que os japoneses sempre fizeram as melhores espadas do mundo.
Considerado como um tesouro do estado, a Espada de Goujian foi descoberta em setembro de 1965, em Jiangling, Província de Hubei. A espada é tão lendária para o povo chinês como a espada do Rei Artur no Ocidente. Tendo sido enterrado depois de mais de 2.000 anos, a espada era muito forte e não oxidada. Além disso, ela contém algumas gravuras em baixo elevo e 11 círculos concêntricos situados a apenas 0,2 milímetros além da ponta do cabo. Parece quase impossível que tal uma maravilha de perfeição suprema possaa ter sido construída há tanto tempo.

De acordo com Weisi Tan, líder da equipe de arqueologia responsável pela escavação, o tesouro foi encontrado em uma tumba do Período dos Reinos Combatentes (770-467 a.C.). A equipe encontrou uma caixa de madeira preta, no lado esquerdo do esqueleto, que abrigava uma espada de bronze com a bainha. Todo mundo ficou chocado quando um arqueólogo finalmente tirou a espada, que era extraordinariamente bela e brilhante. Quando um dos membros da equipe tentou tocar a lâmina, os dedos começaram a sangrar imediatamente após o contato.

A espada mede 55,7 centímetros de comprimento com uma lâmina de 4,6 centímetros de largura e 8,4 centímetros de comprimento da empunhadura. Cada lado da lâmina é decorada com turquesas. Na lâmina perto do punho, há oito caracteres antigos (tipo "selo") que se traduzem em: "A espada pertence a Goujian, o Rei do Estado de Yue".

Goujian foi um imperador famoso na história chinesa que reinou sobre o Estado Yue durante o Período da Primavera e Outono (770-476 a.C.). Apesar de seu reino ter sido derrotado pelo Estado de Wu, Goujian liderou seu exército para a vitória 10 anos depois, após a humilhação de dormir sobre lenha espinhoso e comer a bile de uma vesícula biliar a cada dia. Sua história se tornou muito difundida na China e alguns dizem mesmo que a espada é a arma responsável pela restauração de um estado derrotado.

Além de seu valor histórico, muitos estudiosos também estão interessados em saber a razão da espada estar livre de ferrugem em um ambiente úmido por mais de 2.000 anos, e como as decorações delicadas foram esculpidos na espada.

A investigação científica mostra que a espada é principalmente uma liga de bronze composto por cobre, estanho e uma pequena quantidade de alumínio, ferro, níquel e enxofre, e o padrão em flor era provavelmente um resultado de sulfuração. A proporção de cobre e estanho também varia em diferentes partes da espada. O corpo principal da espada é composto por mais cobre, o que reforça a sua tenacidade, suas bordas (fios cortantes) são mais ricos em estanho, o que torna a espada muito afiada.

Na década de 1990, outra pesquisa revelou uma proporção elevada de enxofre em torno do padrão de flores e sulfeto de cobre, que é à prova de ferrugem. Aos cientistas a lâmina da superfície também têm encontrado vestígios de um tratamento químico utilizado para prevenir a ferrugem.

A espada de Goujian é um dos exemplos mais requintados da metalurgia antiga na China. Ainda hoje, a espada seria muito difícil de reproduzir.

5 comentários:

  1. As espadas japonesas continuam sendo as melhores!
    Dane-se Goujiam e sua espada!

    ResponderExcluir
  2. Sua grosseria só não é maior que sua ignorância. Nenhum japonês conseguiria fazer uma espada destas, de bronze. E para seu governo, os japoneses utilizam tecnologia metalúrgica chinesa em suas espadas. Foram os chineses que desenvolveram o uso de dois metais com dureza diferente em uma mesma espada. Até mesmo o desenho da katana é baseado nas espadas chinesas da Dinastia Tang, que foi acrescida de uma curvatura pelos forjadores japoneses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha dois panacas brigando por questões que não entendem...parem de discutir e vivam felizes :)

      Excluir
    2. Mais um esperto sem argumentos. Por que esses ignorantes não ficam só olhando? Tem sempre que dar palpite sem saber de nada. E aí, mané, já que veio ofender, dê sua opinião de "especialista". Vamos ver se sabe alguma coisa ou está só escondendo sua ignorância. Este é o último comentário sem substância que publico. Se alguém tiver algo concreto e útil a dizer, será bem-vindo. Grosseria e arrogância vão ficar de fora.

      Excluir
  3. Anônimos irão anonimar... kkk
    Mas parabéns pelo artigo Gilberto. Muito bem feito e interessante. Não conhecia a história dessa espada. Os povos antigos tinham conhecimentos e técnicas que é difícil de acreditar.

    ResponderExcluir