segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A Câmara 36 de Shaolin




Esta semana consegui assistir a um dos grandes clássicos das artes marciais, "A Câmara 36 de Shaolin". Eu assistia frequentemente a estes filmes chineses quando criança, principalmente na TV Record. Havia um dia da semana, quinta-feria se não me engano, que era a "Hora do Dragão". Foi ali que conhecemos estrelas como Sammo Hung e Jackie Chan, antes de se tornarem astros hollywoodianos. Os anos 70 foram os "anos do kung fu", especialmente devido ao enorme impulso dado por Bruce Lee, não apenas nas cenas de ação, mas na profissionalização de todo o setor cinematográfico de Hong Kong. É graças a ele que a pequena ilha se tornou a meca cinematográfica do Oriente.

O filme "A Câmara 36 de Shaolin" é estrelado por Gordon Liu, um carismático ator de excepcional habilidade. Quando criança, era irmão adotivo dos irmãos Shaw, que se tornaram grandes produtores de filmes (inlcuindo a Cãmara 36 e suas duas continuações), e acabou sendo também apadrinhado pela família Lau, tradicional guardiã do estilo Hung Gar de Kung Fu. Essa família é descendente de um aluno direto do Grande Mestre Wong Fei Hung, retratado em inúmeros filmes e uma das lendas modernas do Kung Fu. Será que Gordon Liu precisa de maiores referências?


"A Câmara 36 de Shaolin" conta a história de San Te, um homem simples que se vê na necessidade de lutar contra os invasores manchus que controlavam a China. Para isso ele procura treinar na melhor de todas as escolas: o Templo Shaolin.O filme é cheio de métodos interessantes de treinamento e com muita filosofia por detrás, que vale a pena ser analisado com maior cuidado. Um clássico que deve ser assistido!

Como curiosidades, ressalto que nesse filme se apresenta uma teoria para o nascimento do San Ti Quan, o Nunchaku de Três Seções, que é muito similar ao que ouvi de Grandes Mestres. O ator Gordon Liu nunca parou de atuar até hoje, tendo inclusive participado dos dois filmes "Kill Bill".

Nome original: The 36th Chamber of Shaolin
Ano: 1978
Duração: 111 minutos

Nenhum comentário:

Postar um comentário