sexta-feira, 15 de julho de 2011

Mestre Liu Pai Lin fala o que é Tai Chi Chuan



Agora vou apresentar o que é o Tai Chi Chuan:
é uma prática para a longevidade e o sentimento do amor.O Tai Chi Chuan é a reunião destas duas práticas, o que o torna uma prática do Tao.

Tao é chi ou energia vital;
existe na Natureza uma energia criativa, – dois sopros distintos, o yin e o yang – que se unem num movimento pulsante fazendo surgir todas as coisas na Natureza, inclusive o ser humano.

Todo ser vivo, inclusive o ser humano, possui nos seus centros de energia, sistemas orgânicos, tendões e células, a energia original da vida, doada pelo Céu e pela Terra.
Este sopro de energia vital constitui-se no que possuímos de verdadeiro e original.

Esta energia no nosso corpo, quando concentrada e plena, pode prolongar a nossa vida; dispersada rapidamente, o bonito se torna feio, o jovem fica velho, vem a doença e a morte. Ou seja, a vida do homem depende da concentração ou dispersão dessa energia; não dar atenção a essa energia é não dar importância à vida.

No macrocosmo, as energias do Céu e da Terra se unem diariamente; o Sol, a Lua, e as Estrelas do Céu se unem com o Fogo, a Água, e o Vento da Terra, mantendo e fazendo surgir todas as coisas existentes na Terra.

O Homem é um microcosmo: o Céu fica na nossa cabeça, e o baixo ventre é a nossa Terra. Quando relaxamos, o Sol desce e ilumina a nossa Terra; esta é a união do yin e do yang no Homem. Esta união gera no nosso corpo nova energia, novo sangue, novas células, suprindo dessa forma o nosso cérebro, nossa energia espiritual, e a saúde do nosso corpo físico.

O Tai Chi Chuan é uma prática do sentimento do amor, pois segue os princípios da natureza.
Encontramos no I Ching a descrição destes princípios:
"O Universo, em revolução perpétua, edifica";
"O sábio exercita a sua natureza, cultivando-a sem cessar".

Observe o movimento de rotação da Terra: ele constrói diariamente o frescor de vida nova.
Nesta observação, o Homem aprende o caminho da espontaneidade: é como se a Terra estivesse fazendo o Tai Chi Chuan, renovando o ar, impregnando novo frescor a todas as coisas, pois a maior virtude da Natureza é fazer nascer vida nova. O Ser Humano pertence à Natureza: obtendo ar puro, o sangue se renova, e o espírito fica límpido, e desta forma obtemos este sentimento de amor da Natureza.

Se praticamos o Tai Chi diariamente, cultivamos a nossa natureza criadora, ligando-nos à Natureza; conservamos com naturalidade o amor no coração e retornamos à pureza do ser.

Por isso o Tai Chi é uma prática para o sentimento do amor.

(Texto obtido pela transcrição da introdução realizada pelo Mestre Liu, por ocasião da elaboração do video para divulgação do Tai Chi Pai Lin, coordenado por Maria Lucia Lee)

[postado por Anjee Momoi no seu Facebook]

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário