quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Taoístas se reunem para falar de sustentabilidade





Estudiosos fazem encontro na China
Começou no domingo na China um forum internacional taoísta, que atraiu 500 estudiosos de 21 países e regiões do Monte Hengshan, um centro sagrado da religião na província de Hunan, na China central. Liu Yushan, chefe do Departamento de Propaganda do Comitê Central do Partido Comunista (CPC) chinês, anunciou a abertura do forum.

Du Qinglin, chefe do Departamento da Frente Unida de Trabalho do CPC, falou na cerimônia de abertura. Ele disse que a ênfase taoísta na coexistência harmônica entre pessoas e natureza tem relevância crescente no mundo contemporâneo. Como reconhecimento da crescente influência taoísta na China moderna, o encontro focou em como integrar sua filosofia com a realidade social e como partilhar a sabedoria da regilião e suas preocupações com o desenvolvimento sustentável, a busca da felicidade e a proteção do bem-estar. Os seminários terminaram em 25 d eoutubro.

Entre os palestrantes estão Bawa Jain, secretário-geral do Conselho Mundial de Líderes Religiosos; Martin Palmer, ativista ambiental britânico e diretor da Aliança de Religiões e Conservação, e Ren Farong, chefe da Associação Taoísta Chinesa.

Em uma entrevista no começo deste mês à União de Notícias Católicas Asiáticas, Palmer afirmou que a mensagem taoísta de “simplicidade, respeito à natureza, humildade e busca de um equilíbrio apropriado talvez seja mais importante que em qualquer momento da história chinesa”. Ele disse que considera o forum “um poderoso indicador de que a China está procurando proteger sua natureza e seu povo”.

Na China, cerca de 30 mil monges taoístas vivem em templos, outros 60 mil praticantes do taoismo Zhenyi estão espalhados pelo país, e cinco instituições importantes oferecem ensino sobra a religião. “Hoje, os locais de prática do taoísmo se encontram em um número crescente de países. Muitos institutos de pesquisa no mundo mostram interesse no taoísmo como modo de estudar a cultura oriental. Sua influência irá se espalhar no futuro”, afirmou Lin On, vice-presidente da Associação Taoísta Chinesa.

O taoismo, tradição filosófica e religiosa originada da China, busca estalebecer a harmonia entre os seres humanos e o o princípio do universo, chamado de Tao. O emblema do taoismo é o símbolo do tai chi, um círculo com uma linha em forma de S dividindo uma metade branca (yang) e outra negra (yang), relata o China Daily.

Foto: Timothy Valentine/Creative Commons

fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planeta-urgente/taoistas-se-reunem-para-falar-de-sustentabilidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário