terça-feira, 9 de novembro de 2010

A Filosofia de Mêncio


Mêncio é um pensador chinês extremamente importante, grande divulgador do Confucionismo e que o enriqueceu com estudos próprios. Seguem algumas informações sobre ele da Wikipedia. É interessante sabermos algo sobre esse filósofo.

Mêncio (de 孟子, pinyin Mèngzǐ, Wade-Giles Meng Ke, literalmente "Mestre Meng"), pseudônimo de Ji Mèngkē (姓孟軻) (370 a.C. - 289 a.C.), foi um filósofo chinês, o mais eminente seguidor do confucionismo e verdadeiro sábio. O termo também pode ser uma referência ao livro que reúne seus pensamentos.

 Biografia

Mencius nasceu na cidade-estado de Zoucheng (邹城; originalmente Zouxian). Tornou-se filósofo intinerante e livre, e foi um dos principais intérpretes do confucionismo. Assim como o mestre, segundo a lenda, ele viajou pela China durante quarenta anos oferecendo seus conselhos e orientando reformas.

Serviu como funcionário durante o Período da Guerra entre os Estados (403 a 221 a.C.).

Durante três anos afastou-se dos deveres oficiais para lamentar a morte de sua mãe. Depois, desapontado com o fracasso para operar as mudanças em seu mundo contemporâneo, aposentou-se da vida pública.

Sua interpretação do confucionismo foi em geral considerada como a versão ortodoxa pelos filósofos chineses subsequentes, especialmente os neo-confucionistas da Dinastia Song.

O Mengzi, livro que leva seu nome e reúne seus diálogos com os reis de seu tempo, constitui-se numa das quatro obras que formam o cerne do confucionismo ortodoxo. Em contraste com o estilo de Confúcio, que escrevera de forma sintética, Mêncius oferece longos diálogos, com extensa prosa.

Dentro da filosofia confucinista, a importância de Mêncio é superada apenas pela de Confúcio. Só depois dos 40 anos de idade Mêncio se tornou conhecido, após uma vida meditativa e envolta em estudos sobre os problemas sociais e morais.

Ideologia

Em sua obra, conhecida por Mengzi, defende que o homem é bom por natureza e deve poder desenvolver uma conduta razoável e reta. Segundo este pensador, no coração de todo ser humano há quatro sentimentos naturais ou tendências que lhe orientam para o bom caminho:

1. O sentimento de Compaixão ou Empatia;
2. O sentimento de Vergonha ou Arrependimento;
3. O sentimento de respeito e modéstia, e
4. O sentimento que difere o bem do mal(bem e mal no sentido coletivista e comunitário das palavras).

Estes sentimentos são uma espécie de raiz que, cultivada, desenvolvem as virtudes da benevolência, a retidão, a urbanidade e a sabedoria. Mêncio intentou influir nos governantes de seu tempo para que criassem as condições mais favoráveis para o desenvolvimento das pessoas.

Em seu escritos deixou dito que o governante sábio é aquele que se preocupa pelo bem-estar de seu povo:

"O soberano inteligente organiza a produção de seus súditos de forma que possam sustentar a seu pai e a sua mãe, a seus filhos e esposas, que nos anos bons possam comer à vontade, e nos maus não morrer de fome. Uma vez alcançado isto, os dirigirá até a prática do bem e o povo o seguirá." (Mengzi, 1 a 7). 


Nenhum comentário:

Postar um comentário