terça-feira, 10 de novembro de 2009

Pobre Feng Shui





Semana passada liberei para venda um pequeno lote de 10 exemplares de meu curso "Dominando o Feng Shui", que não era comercializado desde 2008. Um curso rico em cultura e filosofia oriental e que leva seus estudantes a um mergulho profundo em áreas muito pouco divulgadas no Brasil. Mas é muito difícil lidar com este assunto hoje em dia, como mostram algumas mensagens que eu recebo.

Quando se fala em Feng Shui grande parte das pessoas já diz logo "Ah, sei, eu já estudei isso". Mas na verdade o que ela estudou foi uma enganação criada na Califórnia chamada "Escola do Chapéu Preto". Nada a ver com metafísica chinesa, nada a ver com cultura chinesa. Coisa simples e rápida para os otários da América do Norte, que detestam pensar e querem tudo "fast". Essa tapeação foi muito difundida por revistas dedicadas ao universo feminino, ao lado das fofocas de novela e dos métodos de emagrecimento tipo "perca 5Kg em dois dias".

Bem, isso atrapalhou bastante o acesso das pessoas ao conhecimento real desta técnica. Quando vê estas palavras, "feng shui", grande parte dos interessados já descarta o assunto como algo conhecido. Mas o universo do Feng Shui é MUITO grande e pode-se, literalmente, estudar a vida inteira sem concluir os estudos. Aí entramos em outro problema: os que conhecem a diferença entre Feng Shui tradicional e o "outro" se assustam com o verdadeiro Feng Shui! Acham que terão que aprender chinês e passar anos estudando algo incompreensível e acabam se afastando disso. Reconhecem sua validade, mas acreditam que não seja para elas. Grande engano!

Feng Shui chinês é uma técnica de harmonização de ambientes muito eficiente e possui uma bagagem cultural apaixonante. Se ensinado de maneira apropriada, é fácil de aprender embora necessite de alguma dedicação, como qualquer estudo sério.

Lamentavelmente muitas portas se fecharam para o Feng Shui legítimo, estigmatizado por técnicas sem nexo inventadas por "consultores" que nunca abriram um exemplar do I Ching. Fica aqui um alerta para que você procure se informar sobre esta técnica chinesa e conhecer alguma coisa mais profunda. Se gosta de cultura oriental, o Feng Shui possui elementos ligados à culinária, medicina chinesa, artes marciais e astrologia. É uma escola na qual você irá vivenciar muito da filosofia taoísta em sua própria casa. Algo imperdível.

3 comentários:

  1. Oi Gilberto, acabei achando seu blog por cá e venho gostado muito do que li. Sou fã da tradição e pensando em dá uma pequena harmonizada em meu apartamento é que te pergunto onde consigo um material para tornar meu lar um pouco mais agradável?
    Abraços e continua escrevendo...

    ResponderExcluir
  2. Gilberto, também tenho um blog sobre saúde holística. Querendo ve-lo, contribuir e corrigir algo fica bem a vontade. E não deixa de me responder :))))
    Abraços

    http://portalequilibrio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá, João.
    Leia meu ebook "Visões do Feng Shui" e terá várias informações úteis. O melhor sempre é arrumar um consultor tradicional (cuidado com imitações!) ou fazer um curso. Tenho um curso muito completo que pode ser feito à distância. Todo esse material você encontra no meu site www.longevidade.net.

    Um abraço

    ResponderExcluir