terça-feira, 14 de julho de 2009

"China" e "Acupuntura" em chinês


Dia desse me perguntaram sobre como seria escrito "acupuntura" em chinês. Isso aconteceu depois que eu expliquei como era "china", em chinês. Não sei se você conhece esta história, mas a palavra "China" vem da Dinastia Qin (Chin), que unificou a China em 221 a.C. e consolidou o império chinês. Nesta época havia intenso comércio pela Rota da Seda com nada mais nada menos que o Império Romano! Quando os ocidentais viam os mercadores de olhos puxados e costumes estranhos, perguntavam quem eles eram e a resposta era "somos os Chins" (denominação da dinastia da época). Isso pegou e foi latinizado pelos romanos como "sina". Até hoje usamos o prefixo "sino" para designar algo que vem da China, como "sino-brasileiro" (chinês-brasileiro).

"China", em chinês é Zhong Guo (pronuncia-se "djonguô"), que pode ser traduzido como "Império do Meio". Isso não significa que ele fica "no meio do mundo" e é o principal do mundo, como muitos dizem. Significa que ele se localiza entre o Céu e a Terra, no meio...


"Acupuntura" em chinês é Zhen Jiu (pronuncia-se "Djindjiu"), que é formado por dois ideogramas: um que simboliza um objeto de metal (agulha) e outro que simboliza algo quente (moxa). Assim, o que se denomina no Ocidente como "acupuntura", em chinês significa "agulha-moxa". Para os que não conhecem, moxabustão é a queima de alguma erva, normalmente artemísia, em um ponto de modo a gerar calor e ativar a circulação de Qi e Sangue no local. Por isso a federação mundial de acupuntura se chama World Federation of ACUPUNTURE-MOXIBUSTION Societies.

Nenhum comentário:

Postar um comentário