Dia desse me perguntaram sobre como seria escrito "acupuntura" em chinês. Isso aconteceu depois que eu expliquei como era "china", em chinês. Não sei se você conhece esta história, mas a palavra "China" vem da Dinastia Qin (Chin), que unificou a China em 221 a.C. e consolidou o império chinês. Nesta época havia intenso comércio pela Rota da Seda com nada mais nada menos que o Império Romano! Quando os ocidentais viam os mercadores de olhos puxados e costumes estranhos, perguntavam quem eles eram e a resposta era "somos os Chins" (denominação da dinastia da época). Isso pegou e foi latinizado pelos romanos como "sina". Até hoje usamos o prefixo "sino" para designar algo que vem da China, como "sino-brasileiro" (chinês-brasileiro).
"China", em chinês é Zhong Guo (pronuncia-se "djonguô"), que pode ser traduzido como "Império do Meio". Isso não significa que ele fica "no meio do mundo" e é o principal do mundo, como muitos dizem. Significa que ele se localiza entre o Céu e a Terra, no meio...
"Acupuntura" em chinês é Zhen Jiu (pronuncia-se "Djindjiu"), que é formado por dois ideogramas: um que simboliza um objeto de metal (agulha) e outro que simboliza algo quente (moxa). Assim, o que se denomina no Ocidente como "acupuntura", em chinês significa "agulha-moxa". Para os que não conhecem, moxabustão é a queima de alguma erva, normalmente artemísia, em um ponto de modo a gerar calor e ativar a circulação de Qi e Sangue no local. Por isso a federação mundial de acupuntura se chama World Federation of ACUPUNTURE-MOXIBUSTION Societies.
Nenhum comentário:
Postar um comentário