sexta-feira, 17 de julho de 2009

Um filme imperdível

Assisti esta semana ao filme "Ip Man", sob recomendação de amigos praticantes de kung fu. E realmente fiquei surpreso! Em geral os filmes que falam sobre origens de estilos de kung fu ou de grandes mestres são cheios de invencionices e material de baixa qualidade. Destaco apenas os filmes sobre Wong Fei Hung estrelados por Jet Li ("Era uma Vez na China", I e II) que são muito interessantes.

Houve um filme que pretensamente contava a história do estilo Wing Chun, o estilo do Mestre Yip Man, mas era um amontoado de bobagens. O filme "Tai Chi", com Jet Li, procura contar uma versão da origem do Tai Chi Chuan. Embora a versão apresentada seja furada, a história é excelente, carregada de filosofia taoísta e ótimas cenas de luta, e conta com Jet Li, na minha opinião o grande astro dos filmes de artes marciais da atualidade. Apenas como nota, a mediocridade nacional em traduzir títulos de filmes trouxe "Tai Chi" como "Batalha de Honra"...

"Ip Man" foi uma agradável surpresa. Boa fidelidade histórica, fotografia e montagem excepcionais, ambientação extraordinária (se passa na China da década de 1930) e cenas de luta de tirar o fôlego. Além disso o filme passa o cavalheirismo e a verdadeira honra das artes marciais, ao invés da guerra boba de egos que muitos lutadores de ringue de nossos dias chamam de "honra". O filme é uma aula de comportamento e honra dentro das artes marciais tradicionais.

As cenas de luta foram coreografadas por ninguém menos que Sammo Hung, colega de Jackie Chan que muitos conhecem pelo seriado americano "Martial Law". Ele é o diretor de ação em artes marciais mais competente que existe em nossos dias. O estilo apresentado é realmente o Wing Chun.

Ip Man (Yip Man, na transliteração oficial) foi um dos maiores mestres de Kung Fu do século XX, responsável pela grande difusão do estilo Ving Tsun (Wing Chun) pelo mundo. Sediado em Hong Kong, é sempre lembrado como o mestre do jovem Bruce Lee.

Como sempre este filme maravilhoso deve demorar para chegar em DVD (se vier...). Mas você pode encontrá-lo facilmente no "submundo" da internet... ;-)


Nenhum comentário:

Postar um comentário