quarta-feira, 15 de julho de 2009

"Lost" e o I Ching


Ontem estava assistindo a um episódio da série "Lost" e notei algo interessante. Todos sabem que o símbolo da "Iniciativa Dharma", que manteve bases secretas na ilha, é um Pa Kua (Ba Gua). Mais precisamente o Hou Tian Ba Gua (Ba Gua do Céu Posterior). Um “ba gua” é uma representação dos oito trigramas do I Ching dentro de determinada ordem. Existem duas ordenações principais: o Hou Tian Ba Gua (Ba Gua do Céu Posterior) e o Xian Tian Ba Gua (Ba Gua do Céu Anterior).

Esta opção dos produtores foi extremamente acertada, pois esse Ba Gua representa o nosso universo atual, que se mantêm em um estado de perpétua mutação. Quando fazemos um estudo de uma planta de edificação dentro do Feng Shui, é este o Ba Gua que utilizamos pois lidamos com algo existente, físico.

No episódio que assisti aparecia um submarino, que pertencia à Iniciativa Dharma. E não é que o submarino tinha como emblema o trigrama Kan, Água? Mais uma vez o criador da série, J.J. Abrahms, fez a lição de casa. Além de representar muito bem o veículo, ele optou pelo trigrama correto. Muitas vezes podemos associar o elemento água com o trigrama Tui, Lago, mas eles possuem propriedades diferentes. Lago é água parada, acumulada, muitas vezes traduzida mais como “pântano” que como “lago”, propriamente dito. Porém Água é um trigrama que exprime um abismo, uma grande profundidade de água em movimento, bem mais característica de um submarino.

Mais um detalhe: “dharma” é um termo indiano que significa “lei” e é utilizado por várias filosofias, especialmente o Budismo, para designar o conjunto de ensinamentos a serem seguidos ou ao conjunto de leis universais a que estamos sujeitos. Essa influência indiana-budista aparece também no cumprimento deles: “namastê”.

Seriados também são cultura...

Nenhum comentário:

Postar um comentário