segunda-feira, 13 de julho de 2009

Aikidô e Hapkidô

É notória a semelhança entre diversas técnicas do Hapkidô e do Aikidô, apesar de serem estilos provenientes de duas nações diferentes: a Coréia e o Japão. Tal semelhança se deve a um Mestre ancestral em comum nas duas linhagens: Sokaku Takeda, do Daito-Ryu Aikijutsu. Tanto Yong Sool Choi quanto Morihei Ueshiba estudaram a fundo a ciência e a arte do Daito-Ryu com Mestre Takeda. Vamos ver em que circunstâncias se deu esse cruzamento de linhagens.

O Daito-Ryu e Mestre Takeda
A arte do Daito Ryu Aikijutsu é uma espécie de combate a mãos livres e com espada que foi criado por um príncipe chamado Teijun, o sexto filho do Imperador Seiwa (850-880dC). Yoshimitsu Minamoto (1056-1127 dC) é considerado como o moderno fundador do Daito Ryu. Diz-se que ele dissecava e estudava corpos retirados do campo de batalha ou de criminosos executados. Com isso as técnicas do Daito Ryu tiveram um notável incremento em sua eficiência, baseando-se na estrutura anatômica humana. Sua residência denominava-se "Mansão Daito", daí o nome do estilo.

Um dos maiores expoentes do Daito-Ryu foi o Mestre Tanomo Saigo, sacerdote do clã Aizu e que incorporou ao estilo os métodos de controle respiratório conhecidos como Aiki-Inyo. Seu filho, Shiro Saigo, abandonou a família e sua arte marcial para se juntar ao Mestre Jigoro Kano, fundador do Judô, ocasionando uma lacuna na genealogia. A solução empregada pelo Mestre Saigo foi nomear seu filho adotivo, Sokaku Takeda, o novo patriarca do Daito Ryu.

Sokaku Takeda nasceu em 1860 em Aizu, Japão, descendente de uma família de Samurais. Homem de pequena estatura e que sempre usava o Hakamá, Mestre Takeda era muito conhecido e temido em sua região. Participou de dezenas de combates mortais contra criminosos e mestres de outras artes marciais que o desafiavam. Antes considerada uma arte secreta, Mestre Takeda abriu as portas do ensino para todos, difundindo o Daito-Ryu por todo o Japão através de seminários em diversas localidades. Apesar de sua dedicação ao ensino, ele nunca montou um dojô oficial, preferindo a carreira de Mestre itinerante.

Daito-Ryu e Aikidô
Numa dessas peregrinações Mestre Takeda conheceu um jovem que se tornaria o seu mais conhecido aluno: Morihei Ueshiba, criador do Aikidô. Ueshiba seguiu Mestre Takeda por diversas localidades, participando de quantos seminários pudesse e convidando seu Mestre para temporadas em sua casa. Ele chegou a construir uma casa para Mestre Takeda perto da sua, para que pudesse se dedicar mais aos treinos. Tendo treinado por muitos anos sob sua supervisão, atingiu o grau de Instrutor Assistente na arte do Daito-Ryu. A influência desse estilo se fez sentir fortemente no Aikidô, como as técnicas Shiho-Nague e Kote-Gaeshi, que são do Daito-Ryu, além das próprias técnicas de Aiki.

Daito-Ryu e Hapkidô
Como fundador do Hapkidô, a história do Mestre Yong Sool Choi é de extremo interesse. Órfão na Coréia, Mestre Choi foi levado ao Japão por um casal de japoneses que moravam perto de sua casa. De gênio rebelde, foi abandonado por seus pais adotivos e acabou levado a um templo budista pela polícia. Ele permaneceu no templo por aproximadamente dois anos sob os cuidados do monge Wadanabi Kintaro, que levou o jovem Choi a conhecer o Grande Mestre Takeda, amigo pessoal do monge. Afirma-se que ele foi adotado pelo Mestre Takeda com o nome de Asao Yoshida. O jovem rebelde se tornou um aluno assíduo quando começou a treinar Daito-Ryu Aiki-Jutsu (pronunciado Dae-Dong-Ryu Hap-Ki-Sool, em coreano).

Embora não existam documentos comprobatórios, muitos pesquisadores afirmam que Mestre Choi ficou sob a tutela de Mestre Takeda por aproximadamente 30 anos, tendo participado das inúmeras viagens e seminários daquele Mestre. Com a morte de seu Mestre em 1943 e a derrota do Japão na Segunda Guerra Mundial, em 1945, a situação tornou-se insustentável naquele país e Yoshida resolveu retornar à Coréia, voltando a ser Yong Sool Choi. Em 1947 começou a ensinar artes marciais a um jovem gerente de uma adega e foi instituído o primeiro dojô de Hapkidô, então conhecido como Yu Kwan Sool Hapki Dojang. Embora no começo Mestre Choi ensinasse apenas as técnicas do Daito-Ryu, com o passar do tempo acrescentou técnicas puramente coreanas como o Kwan Jul Ki Bub (torções em articulações, arremessos e agarres), Dang Shin Ki Bub (golpes de impacto, socos e chutes) e Moo Ki Sool (espada curta, espada longa, bastão curto e longo, lança, corda, arremesso de pedras e arremesso de facas). Manteve, porém, o espírito do Aiki aprendido no Japão.

Credita-se ao Mestre Ji Han Jae, aluno de Mestre Choi, a inclusão de diversos chutes de artes marciais coreanas ao Hapkidô, que era carente dessas técnicas, formando assim o Hapkidô moderno que conhecemos hoje.

Aikidô e Hapkidô
As semelhanças entre o Aikidô e o Hapkidô não são muito aparentes para um leigo, mas saltam aos olhos a um praticante mais experiente. Apesar do Aikidô colocar ênfase nas torções enquanto o Hapkidô utiliza muitos chutes, ambos partem de conceitos idênticos: esquivas circulares (não enfrentando a linha de ação do oponente), utilização do Ki em detrimento da força física e busca do domínio e controle do oponente. A movimentação básica dos pés tanto nas esquivas quanto nas posições de guarda são extremamente semelhantes, como muitas das torções utilizadas, que são comuns a ambos (como o Kote-Gaeshi). O princípio filosófico do Hapkidô demonstra clara empatia com o conceito de Aiki, ou seja, o de dominar o Ki de seu oponente para poder controlá-lo, entrando em sua esfera de influência.

Hapki, em coreano, é o mesmo que Aiki em japonês, sendo que Hapkidô era grafado com os mesmos ideogramas que o Aikidô. Por causa da confusão encontrada nessa grafia conjunta, os líderes do Hapkidô alteraram a grafia do nome para fonemas coreanos de modo a mostrar ser esta uma arte coreana, diferente do Aikidô, embora com ancestrais em comum. Tal resolução, pedida também pelos Mestres de Aikidô, só foi levada a efeito na década de 90.


4 comentários:

  1. Muito bom artigo! Sou praticante aikido e sempre tive muito interesse em hapkido, sempre estranhei a similaridade emtre as lutas.
    Sou cristão, mas estudo o taoismo, principalmente Chuang tzu, para procurar ser um homem melhor e alcançar o satory, seu blog tem sido muito enriquecedor nesse aspecto!
    domo arigato gozaimashita!

    ResponderExcluir
  2. ÓTIMO SABER DISTO,SOU PRATICANTE DE HAPKIDO,PORÉM FAN DO AIKIDO,,,,,

    ResponderExcluir
  3. muito bom amanha começo o HAP KI DO

    ResponderExcluir
  4. muito bommmmmmmmmm amanha começo o meu caminho em busca do meu ki no hap ki do

    ResponderExcluir